Glaucoma
Visa o melhor controle da pressão intraocular (PIO) e, assim, obter resultados independentes do excesso de colírios. A seguir, conheça as principais cirurgias de glaucoma atualmente:
- Trabeculectomia: essa é a cirurgia mais comum do glaucoma e consiste em fazer um canal de drenagem no olho para que o humor aquoso escoe adequadamente.
- Trabeculoplastia seletiva: método menos invasivo e, geralmente, mais rápido, que utiliza um laser para potencializar a drenagem do humor aquoso pela malha trabecular diminuir a pressão intraocular.
- Implante de tubo (válvula) de drenagem: um minúsculo tubo é implantado dentro do olho para servir de escoamento do humor aquoso em casos selecionados.
- Procedimentos ciclodestrutivos: conjunto de técnicas que não visam o canal onde passa o líquido aquoso, mas sim a sua produção, com o intuito de diminuir a sua fabricação. Mais indicado para os estágios avançados do glaucoma com visão já bastante comprometida.
- Cirurgias Minimamente Invasivas de Glaucoma (MIGS): técnicas mais recentes que estimulam o canal a drenar mais o líquido aquoso, por meio de um dispositivo colocado no olho. Podem ser associadas à cirurgia de catarata.
Só o médico poderá indicar qual método cirúrgico é o mais adequado para o seu caso, de acordo com o seu estado geral de saúde e da evolução do glaucoma.
